Actividades práticas


As escalas do objecto e os desafios da alteridade no espaço museológico
Concepção e realização: Lorena Sancho Querol e Pedro Pereira Leite
Proposta de mediação cultural apresentada por dois investigadores da área das ciências sociais e inspirada na teoria sociológica da Ecologia dos Saberes. Visa descodificar as escalas da obra através do olhar do outro, mediante um processo colectivo de construção de significados, que legitimam a diversidade de olhares e as novas escalas de poder do objecto.
.
Namorar o espaço a obra
Concepção e realização: Luísa Costa
Poesia e matéria fundem-se e revelam-se-nos através de experiências individuais, sensitivas e emocionais. Este é o pressuposto a partir do qual se propõe a apropriação de uma obra de arte, que se realizará através da observação dos elementos materiais e imateriais que a constituem. Esta apreensão será estimulada por um objecto de design gráfico (caderno), por via do qual serão lançadas pistas e solicitadas participações que levarão  à descoberta de métodos de trabalho do artista, à provocação de sentidos e à construção de uma memória individual da obra.
.
Mediação Narrada
Concepção e realização: Miguel Horta
A narração oral como técnica de mediação de obras de arte em contexto museológico. Uma ferramenta para novas interpretações em frente à obra de arte, propondo um espaço individual de fruição da mensagem. 
.
A braços com a cadeira
Concepção e realização: Raquel Pedro
Vamos fazer um percurso criativo, utilizando a decisão e a reflexão como ponto de partida. Uma experiência de opiniões e de formulação de conceitos. Vamos procurar as analogias que nos podem ajudar a compreender melhor a obra de arte. Uma abordagem baseada na partilha, através de estratégias de aproximação e identificação com o objecto em causa. Propõe-se abordar uma obra (com todas as suas características físicas e a sua história de vida) e dialogar com ela. O objecto em análise apresenta-se com uma carga cénica que nos convoca a imaginação.
.
Voz-Guia
Concepção e realização: Rita Sales
Sugere-se um modo activo de fruição artística, promovendo o diálogo entre as artes performativas e as artes visuais. Evidenciando a importância da presença do corpo na relação que se estabelece com o objecto artística, esta visita ao Museu pretende constituir um entendimento entre presenças. Presenças de artistas-guias, convidados previamente para visitarem o Museu, descrevendo em voz alta o seu percurso, sensações e pensamentos. Presenças de participantes que aceitam ser desafiados e deixar-se conduzir_coreografar pelas vozes_olhares antecipadamente gravados, constituindo deste modo universos de partilha do sensível.
.


Para mais informação sobre os proponentes, consulte o separador ORADORES.
Para mais informação sobre as actividades práticas, consulte o separador CALL FOR ACTIONS - PROCESSO.

Sem comentários:

Enviar um comentário